Melhores chás para emagrecer #1 - Carqueja
Que não existem milagres para emagrecer, já todos sabemos. Mas o que nem todos sabem é o quão benéfico pode ser um simples chá de ervas.
Para quem bebe pouca água ao longo do dia, o chá é uma excelente alternativa para "enganar" o cérebro. Independentemente do sabor, ao termos à nossa frente uma caneca com chá, acabamos por ingeri-la bastante rápido, sem nos apercebermos e sem sentirmos a sensação de obrigação. Dos 2L de água que bebo diariamente, 1,5L são sem dúvida Chá!
A Carqueja não é dos chás mais conhecidos, é um facto. Mas se soubessem a quantidade de benefícios que esta planta de flor amarela, existente em qualquer mato de Portugal tem, passariam a consumi-la com maior frequência.
Vamos lá então aos benefícios:
- É diurético;
- Reduz o colesterol;
- Ajuda a combater problemas gastrointestinais;
- Alivia a gastrite;
- Ajuda a eliminar vermes presentes nos intestinos;
- Controla os níveis de açúcar no sangue;
- Tem ação de combate às infeções da garganta, como amigdalites e faringites;
- Favorece a circulação;
- Previne o reumatismo.
E qual a razão de todos estes benefícios? Basicamente deve-se à presença de compostos fenólicos, flavonas, flavóides e saponinas na sua composição. São termos científicos e fora do conhecimento da maioria das pessoas, mas nunca é demais ficar a saber um pouco sobre os compostos essenciais para a nossa alimentação e saúde.
Nos pacotes à venda na maioria dos supermercados e ervanárias, apenas são disponibilizadas as suas flores. Pessoalmente, costumo usar também o caule, onde estão igualmente concentrados os compostos anteriormente indicados. Aliás, por falar em supermercados e ervanárias, sinceramente, acho o preço praticado por um simples pacote de 200gr um autêntico abuso, principalmente porque é algo que consumo bastante. Por isso, opto sempre por colher esta planta diretamente do mato (E é sempre uma boa ocasião para passear pela natureza!). Depois, é só deixar secar, cortar em pequenas porções e armazenar.
Para intensificar os benefícios deste chá, costumo adicionar uma rodela de gengibre (igualmente indicado para emagrecer e uma grande ajuda em problemas digestivos).
A ação deste chá no nosso organismo é tão intensa que acaba por não ser adequada para todas as pessoas. Crianças com menos de 12 anos, grávidas e mulheres a amamentar, não devem tomar este chá. Assim como, quem se encontre a tomar medicamentos para a diabetes e hipertensão arterial.
É sem dúvida um grande aliado ao longo do dia no combate ao inchaço abdominal.