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what makes me (you) happy

Ser mulher, gerir uma carreira sob constante stress e, ao mesmo tempo, tentar ter uma vida saudável, nem sempre é compatível. Neste blog, partilho todos os meus truques e dicas para melhorar o dia-a-dia de quem não tem tempo!

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Ser mulher, gerir uma carreira sob constante stress e, ao mesmo tempo, tentar ter uma vida saudável, nem sempre é compatível. Neste blog, partilho todos os meus truques e dicas para melhorar o dia-a-dia de quem não tem tempo!

17 de Fevereiro, 2019

Sugestões para evitar o desperdício alimentar

what makes me happy

Odeio estragar comida! Odeio, odeio, odeio! 

A forma que encontrei para utilizar aqueles legumes que estão quase no "limite" e que não ficam bem em qualquer refeição, é bastante simples: Salteados! É das refeições mais práticas de sempre, rápidas e que não precisam de grande ciência, nem mesmo de receita, basta alguma criatividade. 

Há cerca de um ano reduzi consideralvemente os hidratos de carbono na minha dieta por questões de saúde (Síndrome do Intestino Irritável  - tema para um futuro post), e desde então, os salteados passaram a ser uma presença assídua na minha alimentação. Podem utilizar só de legumes, e assim ficamos com uma óptima opção vegetariana, ou então podem adicionar proteína animal que mais gostarem.

Nos dias em que tenho algum tempo extra para preparar as refeições, gosto de arrojar um pouco mais, exemplo disso é esta sugestão, em que utilizei cogumelos portobello para rechear com o salteado. Beringelas e curgettes também são excelentes opções.

 Nota: Os cogumelos portobello que mais utilizou são os do Lidl, costumam vir em emblagens de 2, 3 ou 4, consoante o tamanho, e custam à volta de 1,80€ (em promoção chegam a custar 1,50€). É portanto uma opção bastante em conta. 

 Truque: Para retirar o interior dos cogumelos, costumo fazer uma quadricula com a faca (com suavidade, para não furar a base que queremos criar com o cogumelo) e depois retiro o interior com uma colher, preferencialmente de chá com curvatura acentuada, para facilitar o processo. Este truque também é bastante útil com beringelas e curgetes.

Como vos disse, não vão precisar de receitas, basta cortar todos os legumes que mais gostam e que têm em casa, fazer o salteado com um fio de azeite e temperar a gosto. Pessoalmente, costumo utilizar pimenta branca, gengibre e oregãos ou outra erva aromática. Não devem deixar muito tempo ao lume para não cozinhar em demasiado, porque a ideia é levar a gratinar no forno com queijo ralado (completamente opcional, mas eu não resisto). Vai ao forno até que o queijo fique tostado, pois os cogumelos cozinham bastante rápido.

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Além de ser rápida, é uma refeição bastante baixa em calorias e, na minha opinião, como tem uma variedade tão grande de legumes, não requer acompanhamento. Se optarem por utilizar proteína animal no salteado (frango, carne picada ou atum), vão sentir sensação de sasiedade durante muito tempo. Em caso contrário, também, mas obrivamente que depende das necessidades e hábitos de cada um.

É das minhas opções preferidas para levar na marmita. 

Como costumo utilizar imensos legumes, os cogumelos não têm capacidade para tanto recheio e por isso acaba por sobrar. Mas não há problema! Utilizo, agora sim com acompanhamento, como cuzcuz, bulgur ou mesmo arroz integral.

Espero que estas sugestões tenham sido úteis na gestão da vossa cozinha e que vos tenham inspirado a cozinhar opções mais saudáveis.